sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Se ele pode, eu também posso...

Luís Filipe Menezes, em entrevista dada à SIC, defendeu a suspensão da publicidade comercial no canal Público. Como é obvio, de vários quadrantes políticos, foi fortemente contestado. LFM não é homem para se ficar, e, desde logo, redigiu um artigo que encaminhou para o Público. Até aqui tudo bem, ou melhor, tudo mal tendo em conta o que defende para o serviço público de televisão. Mas isso já foi desmantelado por toda a Blogosfera. O que me deixou boquiaberto foi mesmo a réplica de LFM.

Deste artigo, deixo-vos o "fantástico" final:

"Aqueles que me criticaram sem sequer equacionar a viabilidade da minha proposta enquanto lider do PSD que digam também desde já que o Presidente Francês é um homem sem juízo".

Já sabiamos que gosta e tem queda para dar tiros no pé, agora que também é um macaquinho de imitação não sabia. Enfim, surpreendente o líder do PSD...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Não é curioso?

Quando demonstro o meu descontentamento perante os subsídios, nas mais diversas áreas, sou apelidado de Capitalista, Liberal, Fascista etc.
Se disser o mesmo em relação à Cultura, passo a ser Bruto, Ignorante, Inculto!

Eça de Queiroz, em “Os Maias” retrata bem este tipo de pensamento.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Tertúlias...

Hoje, pelas 21h30, estarei Aqui!

Estranho País...

A reorganização da extinta DGV (Direcção Geral de Viação) demonstra bem as capacidades do Governo Socialista. A DGV (que até nem funcionava assim tão mal, tendo em conta que era um Organismo do Estado) dividiu-se em dois novos Institutos, resultando em milhares de multas prescritas e total descoordenação entre os sistemas informáticos.
Até admito que o espírito da reforma tenha sido o melhor, que o objectivo passa-se por especializar vários Institutos em várias matérias, que visa-se reforçar o efeito disciplinador da fiscalização, mas na prática o que acontece está bem longe do previsto. Mais, assiste-se a uma total descoordenação. Diz o ditado “o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita”, nada me parece mais acertado para rotular este novo Instituto.
Os Socialistas desde sempre caíram no mesmo erro, ou seja, fragmentarem tudo que mexe. Se há casos em que isso possa resultar, muitos há que estão longe de ser um sucesso. Para além do aumento dos custos, inerentes à divisão.
O mínimo exigível passava pela coordenação do sistema informático dos dois Organismos, mas nem isso foi conseguido. Lamentável!
Não sei se esta divisão foi feita no âmbito do SIMPLEX, mas suponho que sim. Objectivo conseguido. Ora, qual a melhor maneira de acabar com a burocracia? Fácil, é eliminar o próprio Organismo. Muito simples! Claro que isso tem os seus custos, como milhares de multas a prescreverem, funcionários pagos para não trabalharem, acumulação de processos, etc.

Quem viu a entrevista* de Sócrates (à SIC Noticias) e tem por hábito a leitura diária de Jornais, possivelmente estará com o mesmo sentimento que eu: Esquizofrenia!

*Campanha eleitoral;

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Há dias assim...

"Raúl Castro sucede, a partir de hoje, ao seu irmão Fidel na chefia do Estado cubano, cargo que este ocupou durante 49 anos".

"O candidato comunista Demetris Christofias venceu as eleições presidenciais em Chipre, suplantando o rival conservador.".

"O Vitória de Setúbal voltou hoje a derrotar em casa o Sporting, por 1-0, em encontro da 20ª jornada da Liga de futebol, repetindo o resultado que já tinha conseguido para a Taça da Liga".

No dia de anos - geralmente, um dia de reflexão - perceber que o Mundo está menos Livre e o Sporting já está a 17 pontos do Porto não é, de facto, agradável.

Gestão de tempo

Fruto da recente reforma parlamentar, os debates com o Primeiro-Ministro estão bem mais interessantes.Não no conteúdo das respostas de Sócrates, mas sim no debate directo. Este modelo, que se assemelha ao “Question Time” Britânico, ainda que com substanciais diferenças, permite confronto e debate aberto. Embora possa também ser um promotor de Show Off – a tentação é forte, julgo – acredito que é melhor que o anterior.

Relativamente às mudanças:
- Os debates passaram de mensais para quinzenais e constituem, agora, uma sessão de perguntas;
- Alternância na sessão de abertura;
- Fase de perguntas;
- Mudança nos tempos;

Para que conste, em comparação como o anterior regime, sou favorável a este modelo.Agora,é precisamente nos tempos que residem as minhas dúvidas acerca dos benefícios deste novo regime. Assim, cada bancada tem um tempo global para as suas perguntas, podendo utiliza-lo de uma só vez ou não. Assim, o PS e o PSD dispõem de 9 minutos, o CDS/PP e o PCP de seis, BE de 5 e PEV de 3. Ora, é neste ponto que – a meu ver – os Partidos com menos Deputados ficam a perder. Enquanto que no anterior regime havia 3 voltas, a primeira de 5 minutos e as seguintes de 3, actualmente o máximo que um Partido como, por exemplo, o CDS/PP pode utilizar resume-se a 6 minutos. Ou seja, perdeu 5 minutos!
Faço este Post sem grandes dados ou certezas, mas, porque me parece mais Democrático e Justo, uniformizar os tempos parece-me boa ideia! Irei investigar…

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Bem Vindos!

Depois de uma participação, em regime de exclusividade, no Meu Pequeno Pónei, decidi criar um Blog pessoal.
Sempre quis ter um espaço onde conseguisse explorar ao máximo o meu egoísmo. Ora, qual o local mais indicado para o efeito? A Blogosfera! Obviamente.

Uma das virtudes da Blogosfera reside na Liberdade. Aqui, podemos criar, manter ou ainda, imagine-se, apagar um Blog. Mais, não temos que o justificar! No “mundo dos Blogs” não há grandes burocracias, tudo se resume a um simples registo. Talvez seja esta a razão do largo domínio da Direita, neste espaço. Outra vantagem da Blogosfera passa por dar azo à nossa imaginação. Assim de repente, podemos, talvez com alguma parvoíce à mistura, comparar a/o Blogspot com o Estado. Melhor, podemos desejar que o Estado seja uma espécie de Blogspot, ou seja, apenas regule o normal funcionamento das Instituições, no texto, dos Blogs.

Apresento-vos o “Liberal Conservador”…