terça-feira, 29 de julho de 2008

Windguru

Não sei se já conhecem o Windguru, mas já o uso há mais de 2 anos e continuo completamente rendido. Para quem gosta de ondas, encontra aqui um poderoso aliado.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Opiniões

Se, por qualquer motivo, não estivesse de acordo com a direcção do Sporting (o que não é o caso, bem pelo contrário), ou entendesse que o trabalho desenvolvido fosse mau, pior que me mostrar conformado, só mesmo se entregasse o cartão de sócio. O Sporting é uma Instituição já com mais de 100 anos de história, como tal, não se resume a um mandato, muito menos, a uma, 2 ou 3 pessoas. Em Portugal, confundir Direcção com Instituição é um erro corrente e, atrevo-me a dizer, de uma cobardia imensa. É muito mais fácil sair do que reagir, é certo. Contudo, não me parece que seja esse o caminho correcto.

O mesmo pode ser aplicado, por exemplo, aos Partidos Políticos!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Para Inglês ver...

Toda esta algazarra que vai na PJ só serve para prejudicar a própria Instituição. São Directores, ex-Directores, Inspectores, etc. Todos parecem querer aproveitar-se deste circo mediático que envolve o caso Maddie. Não acredito que possa haver vencedores e vencidos, depois de todas as tropelias que se cometeram durante a investigação, como também não acredito que algo justifique este folclore a que assistimos. Está mal Alípio Ribeiro quando crítica o arquivamento do caso Maddie, assim como está mal Almeida Rodrigues quando diz que o seu antecessor "não se notabilizou por ser um bom investigador". Depois, há ainda Gonçalo Amaral, ex-coordenador da PJ de Portimão, que escreve um livro "para recuperar a sua própria liberdade de expressão". Este lavar de roupa suja em nada dignifica a PJ. Pior, destrói a imagem de credibilidade e competência da Instituição. É, de facto, lamentável.
Convém não esquecer que até ao caso Maddie, a PJ era o exemplo de como deve funcionar uma Policia. Não era estranho ouvir que o trabalho desenvolvido pela PJ se encontrava entre os melhores. Ora, ou a PJ desaprendeu tudo neste espaço de tempo, ou na realidade nunca foi assim tão boa. Esta é uma dúvida legítima, tendo em conta todo este espectáculo deplorável.

Uma vez que esta foi a investigação mais cara de sempre, com mais recursos utilizados, gostava de ver esclarecidas duas matérias; i) A diferença de tratamento entre cidadãos Nacionais e cidadãos Ingleses. A verdade é que até hoje nunca tantos recursos foram aplicados a uma busca. Porque razão, a PJ não aplica a outros casos de desaparecimento, os mesmos meios despendidos neste caso? ii) Foi a investigação bem ou mal conduzida? O que falhou? Houve pressões?

Agora, como não acredito que os Ingleses, nestas matérias, sofram mais que os Portugueses, fica a ideia que esta investigação é para Inglês ver! O que a ser verdade, é, de facto, muito grave.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Desordem na Ordem

Marinho Pinto, em entrevista conduzida por Judite de Sousa, declarou com firmeza que os Juízes ganham muito bem, muito acima da média. Não me parece que ganhem assim tanto, como, aliás, também entendo que os cargos políticos são mal remunerados. Ora, se um Juiz ganha acima da média, tal se deve à segurança jurídica, ou seja, quem é bem remunerado, em princípio, estará imune à corrupção (a mesma que o Bastonário diz saber que existe, mas não aponta casos concretos). Certamente, Marinho Pinto, já que gosta de nivelar por baixo, gostaria de ver um Magistrado a auferir o salário mínimo.

O Bastonário, no auge do seu populismo, disse qualquer coisa do género "ainda ontem, no tribunal de polícia, aqui de Lisboa, estavam dezenas de pessoas à espera de um julgamento. Os Juízes por puro comodismo marcam várias diligências para a mesma hora". Possivelmente, não foram estas as palavras exactas, mas a ideia central está cá. Pois bem, em primeiro lugar, não existem Tribunais de Policia há já algum tempo. Imagino que o Senhor Bastonário se referia ao TIC (Tribunal de Pequena Instancia), o que, desde logo, demonstra desconhecimento da Lei:
i) Trata-se de pequena criminalidade;
ii) São crimes em que o Arguido é apresentado ao Juiz no prazo máximo de 48h;
ii) Geralmente, quem faz a detenção são os Órgãos de Policia Criminal, os mesmos que notificam verbalmente, no próprio acto, as testemunhas e o ofendido para comparecerem na audiência;
iv) O Juiz, a maioria das vezes, só o sabe minutos antes do inicio da audiência de Julgamento;
Não deixa de ser lamentável, vindo de alguém que representa os Advogados Portugueses (pelo menos formalmente).
Uma vez que gosta tanto de criticar aqueles que ganham dinheiro (voltamos à mentalidade que quem ganha dinheiro ou tem lucro, só pode ser criminoso), pena que não tenha guardado uns minutos para falar dos 6.000€ mensais que recebe da O.A, assim como, do subsídio de reintegração de 40.000€, no fim do mandato.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Desordem na Ordem

Ou Marinho Pinto acordou do coma profundo em que mergulhou fez já 34 anos, ou tem visto muita Tv. Venezuelana...

Desordem da Ordem...

Afirma Marinho Pinto que os Advogados devem substituir os Advogador-Estagiários, nas oficiosas. Argumenta que os "Pobres são mal defendidos e condenados injustamente". Ora, segundo o Bastonario, se eu, enquanto estagiario, nada fizer até ser aprovado nos exames, torno-me repentinamente num excelente Advogado, capacitado para as mais brilhantes defesas!

São estas pequenas coisas que me levam a defender a livre associação na(s) Ordem, ou mesmo a sua extinção.

Triste realidade

Sigo com atenção, por razões óbvias, a possível candidatura de Narciso Miranda a Matosinhos. Intenção que demonstra há já alguns meses. Primeiro, não me identifico minimamente com o candidato à CMM (a julgar pelas recentes aparições, acredito que é mesmo candidato), nem, ao contrário de muitos Matosinhenses, o vejo como Salvador da indústria de Matosinhos (se quisermos ser sérios, basta recuar um bom par de anos e facilmente constatamos que foi N.M quem extinguiu a industria de Matosinhos, infelizmente, a memória é curta). Segundo, podia escrever centenas de "Posts" a defender a má opção que é votar em N.M, coisa que não seria difícil, mas, não é a eleição do Senhor que me deixa apreensivo. Preocupa-me, isso sim, a fraca qualidade do debate político. N.M anda há meses a dizer que possivelmente será candidato porque se sente traído pelo P.S. Ora, que interesse tem um eleitor - seja de onde for - em saber tal coisa? É decisivo para o eleitor? Não creio, digo, não deveria ser.
Terceiro, aceito que N.M se candidate e promova o seu triste espectáculo (ainda que daqui não leve nada), agora, não posso é admitir que alguém se candidate, movido por um sentimento de vingança, dando primazia ao lado pessoal em detrimento da Autarquia. É terrível, sobretudo para Matosinhos.
Nota: A Oposição (CDS/PP e PSD) é a grande culpada pela força do PS em Matosinhos, ou, se quiserem, por, nesta altura do campeonato, N.M estar a disputar a liderança da CMM com Guilherme Pinto.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Alarmismos...

"O estudo mostra que as novas gerações começam a agredir-se cada vez mais cedo e chegam a tolerar a violência sexual. A violência “não é coisa de adultos que desaparece com a mudança de geração”, comenta a investigadora".

Definitivamente, Portugal rendeu-se aos Estudos. Qualquer coisa, por mais simples que seja, é motivo para encomendar um Estudo. Esta investigação da Universidade do Minho, coordenada por Carla Machado, mostra bem a qualidade dos trabalhos e o quão alarmistas podem ser. Depois de ter assistido ao nosso Primeiro-Ministro, na Assembleia da República, afirmar, como se fosse a coisa mais normal do Mundo, que pensava encomendar um Estudo para saber se devia ou não pedir outro Estudo sobre determinado tema, pouco me surpreende. Confusos? Pois, mas, segundo José Sócrates, são estes actos que consolidam a Democracia, os Princípios da transparência e responsabilidade pública. Porreiro, pá!

1 Em cada 4 Jovens é vítima de práticas violentas, alerta o Estudo. Dito desta forma, dá a ideia que somos todos uns selvagens que dedicamos o nosso tempo a dar porrada uns aos outros (leia-se namorados/as). É, de facto, assustador descobrir que em 4 casais, um segue o caminho da pancadaria. Pensando bem, face a estes números, ou sou “um menino” ou tenho a sorte da Inês ser civilizada! Acho que lhe vou começar a bater, para não estragar a média, que isto dos Estudos é um assunto muito sério! Certamente, não se vai importar, afinal é por uma boa causa!

É sempre bom constatar que 4730 Jovens (entre os 15 e os 25 anos) representam a realidade Portuguesa. Já agora, seria interessante divulgar onde foi feito o Estudo, em que zona.

O melhor para o fim, a Autora prevê realizar mais 6 estudos! Espero que todos com a mesma qualidade a que já nos habituou.

Rumo ao título

"O Sporting iniciou a preparação da época 2008/09..."

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Selecção

Face à impossibilidade de contar com José Mourinho, gostava de ver este Senhor a comandar a Selecção. Ao que parece, Madaíl não está para aí virado. É pena.

Parabéns!

O Arte da fuga comemora hoje 5 anos. Parabéns ao AMN e ao AA. Agora, porque a Blogosfera assim o exige, venham daí mais 5 anos.

Ponto sem retorno

Da entrevista de Manuela Ferreira Leite à TVI – que comprovou, para além do “cizentismo”, não ser uma verdadeira alternativa a Sócrates - houve algo que me escapou. Situação perfeitamente possível, quer pelo cansaço de um dia de trabalho, quer pela pouca substância da entrevistada. Mas, por muito fresco ou compenetrado que estivesse dificilmente chegaria à conclusão da ILGA. Todavia, já nos habituamos a estas "mariquices"! Em Portugal, o que não é, não deveria ser, noticia, rapidamente ganha um mediatismo desproporcional e há sempre uma ou outra Instituição que aparece na defesa dos seus interesses, por mais estapafúrdios que sejam. A ILGA é uma dessas Instituições. Sempre que vem a terreiro, sai asneira. Alguém que se assume como uma Associação na defesa da Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero, desde logo, merece poucas considerações.
Contudo, o que mais me surpreendeu foi esta pérola: "A ILGA sugere ainda a todos os partidos que esclareçam qual a sua posição sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo para que, em 2009, as famílias constituídas por casais homossexuais saibam em que partido devem depositar o seu voto." Ou seja, podemos depreender que os casais homossexuais votam no Partido que defender o casamento entre pessoas do mesmo sexo! Economia, Justiça, Saúde, Educação, nada disto interessa...