quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Meias verdades

Via O Insurgente cheguei a este artigo, de Elisabete Miranda. Não sei se o Jornalismo, em Portugal, já teve melhores dias ou se agora, comparando, por exemplo, com os últimos 10 anos, está melhor. Simplesmente não sei. A clareza, a forma, a qualidade da escrita de um texto, tudo passa para segundo plano, quando nos deparamos com uma mentira vendida como se de uma verdade se tratasse. E é precisamente disso que se trata, uma mentira.
Dividas ao fisco e fuga ao fisco são conceitos distintos. É que uma coisa é não pagar por dificuldades de tesouraria, por insuficiência patrimonial, outra é promover esforços no sentido de não pagar. Ou seja, a diferença reside nisto: posso ir à mercearia e ficar a dever o pacote de leite (atenção que aqui posso negociar, ao contrário da segunda hipótese) ou, em alternativa, posso esconder o pacote de leite e tentar que o dono da mercearia não me veja sair.
Ao ler o referido texto, parece-me evidente que este tipo de (des) informação não prestigia, quer a Jornalista, quer o Jornal de Negócios. E, talvez o mais grave, presta um mau serviço ao leitor, desinformando-o e vendendo-lhe (ainda por cima, o Jornal de Negócios não é propriamente barato - €1,5) uma meia verdade (os números, quero acreditar, estão certos).
Dívidas fiscais e fuga ao fisco são conceitos distintos. Não há-de ser assim tão difícil perceber isto.

Sem comentários: