segunda-feira, 5 de maio de 2008

É bom...mas podia ser melhor!

"A proposta do PSD, relativa à abertura das grandes superfícies comerciais nas tardes de domingo e feriados, foi aprovada, após o debate na Assembleia da República".

Uma boa proposta do PSD. Podia ser melhor, mas, ainda assim, é uma lufada de ar fresco. A parte em "que cabe aos municípios a decisão sobre estas questões" é que me parece destituída do sentido que o PSD quis implementar, ou seja, "Desregulamentar, liberalizar e descentralizar". O PSD, com receio que a proposta não fosse aprovada, falhou precisamente neste ponto. Quando se pretende liberalizar o sector, como o PSD aparentemente deseja, não há espaço para vacilos. Não se pode, nem deve, fazer uma "meia liberalização". Ou se faz algo com pés e cabeça ou não se faz nada, agora propor que as grandes superfícies comerciais possam abrir aos Domingos e feriados e depois condicionar essa mesma abertura aos critérios das Autarquias Locais, parece-me despropositado. Ao fim ao cabo, será o mesmo que oferecer a alguém um carro mas decidir quando e como é que o pode utilizar!

O Estado não tem que andar preocupado com as relações familiares. Nem tem que se preocupar com o facto de as Pessoas passarem menos tempo em Familia - argumento usado para combater a abertura dos SuperMercados. Se quero passar tempo com a minha familia é exactamente porque quero e não porque o Estado acha que devo.

O PSD - ainda com resquicios do Menezismo - com este tipo de propostas demonsta o porquê de ser Liberal. Diz que é moda...

Sem comentários: