quarta-feira, 23 de julho de 2008

Para Inglês ver...

Toda esta algazarra que vai na PJ só serve para prejudicar a própria Instituição. São Directores, ex-Directores, Inspectores, etc. Todos parecem querer aproveitar-se deste circo mediático que envolve o caso Maddie. Não acredito que possa haver vencedores e vencidos, depois de todas as tropelias que se cometeram durante a investigação, como também não acredito que algo justifique este folclore a que assistimos. Está mal Alípio Ribeiro quando crítica o arquivamento do caso Maddie, assim como está mal Almeida Rodrigues quando diz que o seu antecessor "não se notabilizou por ser um bom investigador". Depois, há ainda Gonçalo Amaral, ex-coordenador da PJ de Portimão, que escreve um livro "para recuperar a sua própria liberdade de expressão". Este lavar de roupa suja em nada dignifica a PJ. Pior, destrói a imagem de credibilidade e competência da Instituição. É, de facto, lamentável.
Convém não esquecer que até ao caso Maddie, a PJ era o exemplo de como deve funcionar uma Policia. Não era estranho ouvir que o trabalho desenvolvido pela PJ se encontrava entre os melhores. Ora, ou a PJ desaprendeu tudo neste espaço de tempo, ou na realidade nunca foi assim tão boa. Esta é uma dúvida legítima, tendo em conta todo este espectáculo deplorável.

Uma vez que esta foi a investigação mais cara de sempre, com mais recursos utilizados, gostava de ver esclarecidas duas matérias; i) A diferença de tratamento entre cidadãos Nacionais e cidadãos Ingleses. A verdade é que até hoje nunca tantos recursos foram aplicados a uma busca. Porque razão, a PJ não aplica a outros casos de desaparecimento, os mesmos meios despendidos neste caso? ii) Foi a investigação bem ou mal conduzida? O que falhou? Houve pressões?

Agora, como não acredito que os Ingleses, nestas matérias, sofram mais que os Portugueses, fica a ideia que esta investigação é para Inglês ver! O que a ser verdade, é, de facto, muito grave.

Sem comentários: